Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Aleksandrs Spers (1937-2013)

Um professor nascido na Letônia

ANDRESSA TAFFAREL DE SÃO PAULO

Aleksandrs Spers foi o primeiro da família de imigrantes letões a fazer uma graduação. Fascinado por bichos, ingressou no curso de veterinária da USP, em 1960.

Desde o começo da graduação, voltou-se para a zootecnia. Mal tinha se formado, já estava credenciado para julgar características zootécnicas de suínos em importantes feiras agropecuárias nacionais.

Começou a carreira acadêmica na Unesp, onde se aposentou em 1991. Depois, tornou-se professor da USP. Deu aulas ainda na Federal de Uberlândia (MG) e na Universidade de Marília (SP).

Era muito querido por alunos e funcionários. Frequentador das festas dos estudantes, foi homenageado dezenas de vezes em formaturas.

Ainda pequeno, deixou Riga, capital da Letônia, com os pais e os dois irmãos. Passaram quatro anos na Alemanha antes de se mudarem para o interior de São Paulo, em 1949.

Brasileiro naturalizado, conheceu a ex-mulher, Brigitte, também da Letônia, durante os cultos na igreja Luterana em São Paulo. Tiveram três filhos: Rodolfo, Eduardo e Cristina. Os homens trabalham na área de agrárias, como o pai.

Era apaixonado pelo ambiente universitário, mas, quando estava de folga, seus passatempos preferidos eram tênis, xadrez e jogos típicos da sua terra natal.

Estava com problemas de locomoção por causa de uma hidrocefalia (acúmulo de líquido no cérebro). Morreu no domingo (18), aos 75 anos.

Além dos filhos, deixa os netos, Sofia e Vinicius, e o irmão mais velho, Jevgenys. A missa do sétimo dia será amanhã, às 10h, na Capela Ecumênica da Unesp Botucatu.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página