Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

CET começa a multar em novas faixas de ônibus

Penalidade chega a R$ 53,20 e três pontos anotados na habilitação

Amanhã 50 agentes fiscalizarão corredor norte-sul entre a praça Campo de Bagatelle e a avenida do Jangadeiro

DE SÃO PAULO

Começa amanhã a aplicação de multas aos motoristas que invadirem a faixa exclusiva de ônibus do corredor norte-sul, que inclui avenidas como 23 de Maio, Rubem Berta e Washington Luís.

Das 6h às 22h, quem for flagrado pelos 50 agentes destacados para a fiscalização estará sujeito a penalidade de R$ 53,20 e terá três pontos anotados na habilitação.

A faixa foi implantada em três etapas e hoje funciona da praça Campo de Bagatelle, na zona norte, à avenida do Jangadeiro, na zona sul.

Amanhã começa a funcionar um quarto trecho da faixa, com percurso pela avenida Senador Teotônio Vilela, até a avenida Atlântica.

A novidade é que, além de reservar a faixa da direita apenas aos ônibus, a prefeitura vai impedir a circulação de outros tipos de veículo por cerca de 420 metros, entre a rua Padre José Garzotti e a avenida do Jangadeiro. A proibição será só no sentido centro, por período integral. Os motoristas terão de usar um desvio pela rua Icanhema.

No novo trecho haverá período de orientação e ainda não há data para as multas.

O engenheiro Sergio Ejzenberg, mestre em transportes pela USP, diz que as multas garantem o propósito das faixas, mas recomenda cautela na fiscalização. "Quem entra na faixa, até perceber que entrou no horário ou trecho errado, demora um pouco a perceber. O agente tem que ter cuidado para autuar."

As multas por invasão de faixas foram as que mais cresceram no primeiro semestre, e já superam até as por uso de celular ao volante.

Amanhã outras dez vias também receberão novas faixas de ônibus, como as avenidas Nova Cantareira e Tucuruvi, na zona norte.

Com elas, a gestão Fernando Haddad (PT) chegará a marca de 136 km implantados em 2013 --a maioria depois da onda de manifestações, quando as faixas se tornaram a principal bandeira do prefeito na área de transporte. Sua meta é fazer 220 km neste ano.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página