Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Filmes terão mais tempo do que visitas durante o curso

DE BRASÍLIA DO ENVIADO A VITÓRIA DE SANTO ANTÃO (PE) DE SALVADOR DE FORTALEZA

Os estrangeiros do programa Mais Médicos começaram ontem a frequentar as aulas preparatórias para atuar no Brasil. As aulas vão das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira, em um total de 120 horas de curso.

O manual do treinamento que eles irão usar por três semanas mostra que eles passarão mais tempo assistindo a documentários e a vídeos e fazendo atividades relacionadas aos filmes do que visitando centros de saúde.

Enquanto as visitas às unidades de saúde consumirão, ao menos, oito horas, a programação dedica 12 horas e meia aos filmes.

Entre os documentários estão Ilha das Flores, de Jorge Furtado, e Meninas, de Sandra Werneck, que tratam da vida no lixão e da gravidez na adolescência.

Em Salvador, Fortaleza e Vitória de Santo Antão (a 57 km do Recife), cerca de 275 médicos, a maioria deles cubanos, assistiram às aulas.

Ontem, os profissionais assistiram ao documentário "O Povo Brasileiro", baseado na obra do antropólogo Darcy Ribeiro (1922-1997), e aprenderam sobre as diferenças culturais entre os nordestinos e a população do Sul e Sudeste.

"É preciso explicar como se consegue ter [no Brasil] Corola e Hilux e não consegue botar médico [em todas as cidades]", disse Rodrigo Cariri, coordenador do curso em Pernambuco.

A Folha teve acesso aos manuais do aluno e ao do professor. Ambos mostram que os médicos terão de fazer quatro avaliações durante 15 dias de curso.

Antes da prova final, eles passarão pelo menos 10 horas discutindo o marco ético-jurídico do trabalho médico no Brasil.

O curso tem sete eixos: políticas de saúde no Brasil; organização de sistemas de saúde; atenção à saúde; vigilância em saúde e trabalho em equipe; atenção às doenças mais prevalentes; aspectos éticos e legais, além de português.

Nesse último caso, um dos objetivos é "compreender e reproduzir os sons da língua portuguesa do Brasil". A carga horária de português é a mais pesada.

Segundo o programa do curso, a primeira aula de ontem era sobre "como se apresentar em português". Duração: duas horas.

QUARTEL

Todos os profissionais estão alojados em áreas do Exército, com exceção dos não cubanos de Salvador, que estão em hotéis.

No Recife, homens e mulheres estão em quartéis diferentes. Dormem em bicamas em alojamentos coletivos, com banheiros idem. Os médicos que estão na capital pernambucana acordaram ontem às 5h30. O café da manhã, com bolinhos, pão e hambúrguer, causou estranheza. "A comida é fatal", criticou o cubano Bladimir Quintan Remedios.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página