Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Pane em esteira do metrô provoca tumulto e fere 20

Falha ocorreu na área de transferência entre as estações Paulista e Consolação

Para concessionária, passageiros se assustaram com ruído de queda de barreiras metálicas e correram

DE SÃO PAULO

Falha em uma das esteiras rolantes da área de transferência entre as estações Paulista e Consolação, na linha 4-amarela do metrô, causou um tumulto que deixou ao menos 20 pessoas feridas. O acidente aconteceu ontem pouco depois das 8h.

Segundo a ViaQuatro, concessionária que opera a linha, a confusão começou porque uma das esteiras parou.

Com o ajuntamento de pessoas, alguns direcionadores de fluxo (bastões de metal usados para orientar o caminho) caíram. "Aparentemente, o ruído da queda alarmou os passageiros, provocando correria e princípio de tumulto", informou a ViaQuatro.

Assustadas, muitas pessoas correram em direção contrária ao fluxo, derrubando outros passageiros.

A Polícia Militar foi acionada. A concessionária informou que 20 pessoas ficaram feridas ou passaram mal. Mas o Hospital das Clínicas (zona oeste) e a Santa Casa (região central) confirmaram ter atendido, juntos, 25 feridos.

De acordo com os hospitais, os ferimentos foram leves. A circulação dos trens não sofreu atrasos, informou a concessionária.

Foi o segundo tumulto registrado neste ano nessas esteiras. No dia 11 de janeiro, um episódio deixou ao menos 11 feridos.

Segundo testemunhas, na ocasião uma pessoa gritou que havia alguém armado. Houve correria e várias pessoas foram derrubadas. Análise das imagens não detectou armas no local.

A estação Paulista transporta, em média, 140 mil passageiros por dia útil. No corredor de interligação das estações Paulista (linha 4-amarela) e Consolação (linha 2-verde) há seis esteiras.

As esteiras têm 46 metros cada e funcionam com uma velocidade média de 0,65 metros por segundo.

NOVA ENTRADA

A distância entre as duas estações, a lotação nos horários de pico e a lentidão das esteiras são as principais reclamações dos passageiros que precisam passar da linha 4-amarela para a linha 2-verde, ou vice-versa.

Para desafogar as estações lotadas, o Metrô pretende construir um túnel para levar passageiros diretamente das imediações da avenida Paulista (região central) para a estação Paulista.

O acesso será pela rua Bela Cintra. A construção deve começar ainda neste ano.

Cerca de 131 mil passageiros passam diariamente pela estação Consolação, segundo o Metrô. Já na estação Paulista são cerca de 145 mil pessoas todos os dias.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página