Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

MEC divulga guia de redação do Enem na internet

Neste ano, manual para orientar candidato sobre o que será analisado e a composição da nota está disponível só na web

Cartilha traz exemplos de textos que tiveram pontuação máxima; mais de 7 milhões farão a prova em outubro

DE BRASÍLIA

O Ministério da Educação divulgou ontem o guia de redação do Enem deste ano, que conta com 7,17 milhões de inscritos. A intenção é orientá-los sobre as competências analisadas no texto e a composição da nota --a pontuação máxima é 1.000.

O exame é aceito para ingressar em grande parte das universidades do país. A prova será em 26 e 27 de outubro

Na primeira vez em que foi elaborado, em 2012, o material foi impresso e distribuído a alunos da rede pública, ao custo de R$ 908,9 mil.

Desta vez, o guia estará disponível apenas na internet, em enem.inep.gov.br.

A cartilha traz exemplos de textos que ganharam nota máxima no ano passado. "É para [o candidato] saber o padrão que se espera de uma excelente redação", afirmou o ministro Aloizio Mercadante.

Entre os exemplos, o guia traz um texto em que a palavra "espanhóis" aparece três vezes, uma delas sem o acento. Segundo o ministro, o exemplo com erro foi proposital, para mostrar que casos excepcionais não serão punidos.

O edital do Enem prevê que "desvios gramaticais (...) serão aceitos como excepcionalidade e quando não caracterizarem reincidência".

Neste ano, se a discrepância da nota dada pelos dois primeiros corretores for maior que 100 pontos, o texto vai para um terceiro. Em 2012, a diferença era de no mínimo 200 pontos. Com isso, a previsão é que 52% das redações passem por um terceiro avaliador.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página