Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Alunos levam rede e ficam alojados no local do curso

Blocos de aulas serão dados a cada 15 dias

(SABINE RIGHETI) DA ENVIADA ESPECIAL A CARAUARI (AM)

Os 50 alunos que vão estrear o curso técnico na floresta moram a até seis horas de barco do Núcleo de Conservação e Sustentabilidade, onde foi instalada a escola.

Por causa da distância e da dificuldade para manter os alunos longe de suas comunidades, que dependem da mão de obra desses jovens para a atividade extrativista, a proposta é fazer blocos de disciplinas a cada 15 dias.

Funciona assim: os alunos permanecem cerca de 15 dias alojados no local do curso, com aulas diárias em período integral, depois têm 15 dias em suas comunidades.

É a chamada "pedagogia da alternância", comum em áreas remotas e rurais. "Isso facilita a manutenção de professores no curso", explica Virgílio Viana, chefe da FAS.

De fato, manter docentes na floresta é um desafio.

De acordo com a vice-prefeita de Carauari, Antônia Susy Varros de Lima, algumas escolas de educação básica da região do Juruá já chegaram a ficar sete anos fechadas por falta de professor.

"Ninguém quer vir dar aula nesses lugares remotos."

No caso do curso técnico, há especialistas do Inpa (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia) e de universidades públicas do Amazonas interessados em dar disciplinas --alguns deles estavam em visita ao núcleo quando a reportagem esteve lá.

NA REDE

Para participar do curso, os alunos levam suas redes e ficam alojados em grandes dormitórios. Já os professores se hospedam em pequenas casas, que permitem que eles viajem com suas famílias.

Álcool, cigarro e namoro são proibidos no local.

Para garantir a diversão de quem está imerso no curso, há um espaço de jogos e muita música. Aos domingos, antes da aula, há uma missa.

Apesar de o objetivo do curso seja formar técnicos para a floresta, há quem esteja lá porque quer sair da região.

"Quero um futuro melhor. Não quero trabalhar na roça como minha família", diz Raimunda Melo de Souza, 17. Ela mora a uma hora de barco do local do curso.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página