Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Moratória de dívidas de Santas Casas é aprovada

Senado dá aval para 'anistia' por até 15 anos a dívidas tributárias com o governo federal

DE BRASÍLIA

O Senado aprovou ontem medida provisória que estabelece até 15 anos de moratória para dívidas tributárias acumuladas pelas Santas Casas e entidades filantrópicas de saúde com a União.

Pela proposta, as dívidas devem ser zeradas caso a entidade mantenha o pagamento dos impostos em dia até o fim do prazo. A medida segue para sanção da presidente Dilma Rousseff.

Na Câmara, os deputados aprovaram uma mudança para permitir que as filantrópicas também incluíssem os débitos referentes à multa de 10% do FGTS por demissão sem justa causa.

O Senado manteve a versão aprovada pelos deputados, pois a medida provisória perde a validade na sexta. Se houvesse alterações, ela teria que retornar para nova votação na Câmara.

O deputado Antonio Brito (PTB-BA), presidente da Frente Parlamentar em Defesa das Santas Casas, disse que a medida pretende aliviar a situação das entidades.

Segundo Brito, todos os débitos somam cerca de R$ 15 bilhões, sendo R$ 4,8 bilhões em dívidas tributárias. Ele diz que as 2.100 Santas Casas são responsáveis por 51% dos atendimentos no país.

A "anistia" foi incluída na medida provisória porque o projeto do Executivo com a proposta não conseguiu avançar no Congresso.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página