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Foco

Usuário poderá escolher 'cara' do Bilhete Único Mensal

ANDRÉ MONTEIRO DE SÃO PAULO

O Bilhete Único Mensal, que o prefeito Fernando Haddad (PT) espera transformar em uma das vitrines de sua gestão, já tem uma cara.

Uma não, cinco. Os cartões de plástico trarão impressos cinco marcos turísticos da capital: o Theatro Municipal, o Mercadão, o vale do Anhangabaú, o Pacaembu e o auditório do parque Ibirapuera.

Fotos desses locais, com efeito de "pintura", vão substituir o padrão usado nos cartões atuais. A intenção é deixar os cartões mais atraentes.

A nova modalidade vai permitir usar livremente os ônibus municipais por 30 dias, contados a partir do primeiro uso, pelo preço de R$ 140.

O início do bilhete mensal está previsto para meados de novembro. O cadastro dos interessados começou em abril. Até anteontem, foram feitos 93,8 mil registros no site da SPTrans (empresa que gerencia o transporte municipal).

A partir da próxima segunda, esses cadastrados e os novos adeptos poderão escolher o marco que querem carregar no bolso, no mesmo site.

Fazer o cartão não implica aderir à modalidade mensal.

Os novos cartões também terão uma foto digitalizada do usuário, seu nome e um número de documento oficial.

A identificação será um dos principais mecanismos contra fraudes no uso do cartão, que é pessoal. No verso, haverá uma frase alertando ser proibido o uso por terceiros.

Segundo a Folha apurou, a prefeitura desistiu de implantar a biometria (identificação por meio de digitais).

Testes apontaram que a verificação das digitais aumentaria muito o tempo de passagem nas catracas, o que resultaria em atrasos.


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