Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Foco

Porto Velho exuma corpos às pressas para abrir vagas

JAIRO BARBOSA COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, EM PORTO VELHO (RO)

No maior cemitério público de Porto Velho, a prefeitura está exumando corpos para permitir novos sepultamentos. Com capacidade para 24 mil vagas, há cerca de 80 mil pessoas sepultadas, segundo a Secretaria Municipal de Serviços Básicos.

As exumações no cemitério Santo Antônio ocorrem desde maio por força de uma portaria assinada pelo secretário Ricardo Fávaro. Já foram removidos 185 corpos.

Luiz Gonzaga Rabelo Filho, assessor da Semusb, disse que a retirada de corpos do cemitério está amparada em código municipal que dá o direito de desocupar uma cova usada por mais de cinco anos se parentes do morto não cuidarem do túmulo.

"Estamos fazendo as exumações com base na portaria assinada pelo secretário. A equipe do cemitério envia a lista com os nomes, e nós avisamos a família, que terá acesso aos restos mortais do parente no ossário do cemitério."

A técnica de enfermagem Maria Salete de Assis tomou um susto. O túmulo da mãe dela, sepultado em 1999, estava na lista para exumação sem a família ter sido avisada.

Salete mora em Boa Vista (RR) e não visitava o cemitério desde 2004. "Vim para providenciar uma limpeza e a construção de um jazigo no túmulo dela e aqui descobri que ela seria retirada da cova. Tomei um susto. Não vou permitir que mexam aqui."

Com menos de 80 covas desocupadas, a Divisão de Cemitérios de Porto Velho teve de acelerar as exumações para que 112 pessoas fossem sepultadas em setembro.

Aristeu Dias, diretor do setor, disse que os sepultamentos só foram possíveis porque muitos dos mortos foram colocados em jazigos familiares. Ele ainda disse que, sem as exumações, não há como enterrar mais ninguém.

O outro cemitério público de Porto Velho, o dos Inocentes, também não tem espaço. A prefeitura diz não ter verba para um novo cemitério nem para convênios. Juntos, os dois cemitérios particulares de Porto Velho têm 140 mil vagas (o custo do enterro varia de R$ 1.500 a R$ 10 mil).


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página