Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Desfiles vão sair de moda, diz antropólogo

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O antropólogo americano Ted Polhemus, 66, um dos precursores dos estudos sobre sobre "street style" (estilo de rua), veio a São Paulo para debates dentro da programação da 36ª São Paulo Fashion Week. Para ele, os desfiles de roupas podem sair de moda em breve

(AUGUSTO PAZ E PEDRO DINIZ)

-

Folha - O sr. criou a ideia de que estilo está dentro de cada pessoa. O excesso de informação pode dissolver essa concepção do que é estilo?
Ted Polhemus - Não muda nada. A moda não tem mais o poder de antes. Pessoas jovens não podem imaginar que a moda dizia "todos irão usar cor-de-rosa" e que todos usavam. Também vemos declinar a ideia de que Paris é tudo. O próximo lugar do momento pode ser São Paulo, Texas. A geografia não importa mais.

Como ficam os desfiles de moda nesse contexto?
Não estou muito certo de que os desfiles durem muito, pois são um grande gargalo econômico. Se você é um jovem estilista em São Paulo, não tem um namorado rico ou um pai rico, como fará para que o mundo saiba sobre você? Em vez de se ter um tanto de pessoas sentadas, lutando para entrar [na sala de desfiles], por que não transmitir pela internet?
Tudo na moda, exceto o estilo, está em processo de mudança ou é passível de mudar. Por que precisamos de modelos? Não foram elas que escolheram aquelas roupas. Isso é completamente falso. Vamos ver as pessoas de verdade.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página