Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Globais convocam manifestantes a protestar no Rio

DO RIO

Pela primeira vez desde o início das manifestações no Rio, em junho, um grupo de artistas liderou uma convocação para um protesto de rua. A mobilização, marcada para hoje às 15h, ganhou uma página de divulgação no Facebook com o nome de "Grito da Liberdade".

Em uma das publicações do grupo recém-criado na rede social, aparece um vídeo com a participação de artistas como Wagner Moura, Camila Pitanga, Mariana Ximenes, Leandra Leal e Marcos Palmeira.

São 16 depoimentos, em poucos mais de 5 minutos, a favor dos protestos de rua. Os atores criticam a violência associada à repressão policial, as prisões de manifestantes e a abordagem da mídia na cobertura das manifestações.

"Se [o Estado] estivesse preocupado em entender o que está por trás dessas manifestações, quais são as pautas, a gente agora não estaria vivendo esse momento de violência", afirma a atriz Leandra Leal.

Além de artistas globais, o vídeo conta com a participação do poeta Chacal, do juiz da 1ª Vara de Órfãos e Sucessões do Rio, João Batista Damasceno, e do coordenador geral do Instituto de Direito da PUC-Rio, Adriano Pilatti.

O protesto está marcado para começar diante do Fórum, na avenida Antônio Carlos, no centro do Rio.

Segundo uma ilustração publicada no Facebook, a passeata irá até a igreja da Candelária, seguirá pela avenida Rio Branco, passará pela praça da Cinelândia e deve terminar nos Arcos da Lapa.

A Folha solicitou entrevistas aos artistas Marcos Palmeira, Camila Pitanga, Bianca Comparato e Leandra Leal, que aparecem no vídeo, mas não obteve respostas até o fechamento desta edição.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página