Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Ilustrada - em cima da hora

Ator Jorge Dória morre aos 92, no Rio

Carioca participou de 16 novelas, mais de 20 filmes e era considerado um dos principais artistas cômicos do país

Um de seus papéis mais conhecidos na TV foi o de Conselheiro Vanoli, na trama global 'Que Rei Sou Eu?', de 1989

DO RIO

Considerado por seus colegas um dos principais atores cômicos do país, graças a sua irreverência e a sua capacidade de improvisação, o carioca Jorge Dória, 92, morreu na tarde de ontem, no Rio, após complicações cardiorrespiratórias e renais.

Ele estava internado no hospital Barra D'Or, na zona oeste do Rio, desde 27 de setembro, com um quadro de pneumonia que se agravou. Vítima de um acidente vascular encefálico em 2004, estava sem atuar desde então.

Carioca da Tijuca (zona norte do Rio), nascido em 12 de dezembro de 1920, Jorge Pires Ferreira era filho de militar e teve uma educação conservadora, com a qual a família vislumbrava uma carreira estável no funcionalismo público.

Mas perdeu o pai aos 14 anos e, ainda durante seu internato no Colégio Militar, descobriu sua capacidade "de fazer com que as pessoas se divertissem".

"O Jorge foi o cara que deu realmente o tempo da comédia no teatro e na televisão do Brasil, no cinema também", disse à Folha José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, executivo de TV que trabalhou com o ator na Rede Globo.

"Ele foi uma escola para diversos comediantes e até mesmo para os diretores, porque nos ensinou esse tempo de comédia, a rapidez e a paradinha para o desfecho."

O ator adotou o sobrenome Dória ao iniciar sua vida artística teatral, nos anos 1940. Sua primeira participação no cinema foi em "Mãe" (1947), filme baseado em uma rádio-novela de sucesso da época. Participaria de mais de 20 filmes ao longo da carreira.

Entrou para a TV em 1970, estreando na novela "E Nós, Aonde Vamos?", da cubana Glória Magadan, na TV Tupi. Três anos depois foi para a Rede Globo, onde participou da primeira versão do humorístico "A Grande Família", no papel de Lineu.

Dória esteve em 16 novelas, quase sempre em papéis cômicos, como o do Conselheiro Vanoli de "Que Rei Sou Eu?" (1989), um de seus maiores sucessos. Sua última participação na TV foi no humorístico "Zorra Total", no início dos anos 2000.

O corpo do ator será velado hoje, às 11h, no Memorial do Carmo, no Caju (zona norte do Rio) e será enterrado no mesmo cemitério, às 16h.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página