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Cotidiano

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Via é interditada por risco em obra do monotrilho

Viga de 25 toneladas ameaçava cair sobre avenida Jornalista Roberto Marinho

Retirada da peça com problemas bloqueou trecho da via por mais de 7 horas e causou lentidão no trânsito

DE SÃO PAULO

O risco de queda de uma viga de aproximadamente 25 toneladas fez um trecho da avenida Jornalista Roberto Marinho, na zona sul de São Paulo, ser interditado ontem por quase sete horas e meia. A viga, de quase 15 metros de comprimento, estava suspensa sobre duas colunas do monotrilho da futura linha 17-ouro do metrô.

Funcionários da obra disseram que a viga estava "empenada", apresentando deformação em sua estrutura --daí a opção por retirá-la. Jair Paca de Lima, coordenador da Defesa Civil, deu outra versão: "Recebi a informação de que a viga apresentava uma pequena inclinação".

Segundo ele, o que houve não foi um "acidente", mas sim um "transtorno", sem riscos para a população. A Defesa Civil, disse Lima, não chegou a atuar.

Segundo o Metrô, foram os operários da obra que notaram o problema no início da manhã de ontem e avisaram a companhia. A viga estava instalada perto do cruzamento da avenida Jornalista Roberto Marinho com a rua Godói Colaço, em Santo Amaro, e foi retirada no fim da tarde.

Por causa dos trabalhos para a remoção, o tráfego no sentido aeroporto da Roberto Marinho foi interrompido pela CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) das 10h30 às 17h50, o que provocou grande congestionamento. Mesmo após a reabertura, o trânsito seguiu lento na via.

As obras do monotrilho continuaram normalmente, mesmo durante a retirada da viga. Segundo o Metrô, a peça será substituída.

O trabalho de construção da linha 17-ouro e de instalação do monotrilho é feito por um consórcio formado pelas empresas Andrade Gutierrez, CR Almeida, Scomi e MPE. As duas primeiras são as responsáveis pela obras estruturais.

A linha 17-ouro vai ligar o aeroporto de Congonhas, na zona sul, até a futura estação São Paulo-Morumbi, da linha 4-amarela. A previsão é de que o primeiro trecho --entre o aeroporto e a estação Morumbi da CPTM-- fique pronto até 2014. Serão 7,7 km distribuídos em sete estações.

O segundo trecho, entre a estação Morumbi e a estação São Paulo-Morumbi, deve ficar pronto só em 2017.


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