Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Vestibular da Unesp tem índice de abstenção de 9% na 1ª fase

Prova com recorde de inscritos enfatizou interpretação de texto

DE SÃO PAULO

Num ano em que a prova de primeira fase do vestibular da Unesp (Universidade Estadual Paulista) bateu recorde no número de inscritos (99.404), o índice de abstenção foi de 9%, considerado aceitável pela organização.

Este é o primeiro vestibular em que a universidade implementa um sistema de cotas para alunos egressos de escolas públicas: 15% das vagas serão destinadas a estudantes com esse perfil.

Segundo professores ouvidos pela Folha, a Unesp manteve agora a tendência dos últimos anos de construir boa parte da prova usando questões de múltipla escolha nas quais a interpretação de texto é o ponto crucial.

"Poucos anos atrás, a Unesp aplicava provas mais simples, com muitas questões trazendo apenas um gráfico ou uma tabela, pedindo respostas mais diretas", diz Vera Lúcia Antunes, coordenadora do curso Objetivo, que considerou a prova difícil.

"Agora, a tônica da prova é a interpretação de textos com alternativas longas. Não há nada que seja mais direto e que possa ser chutado."

Para, Marcelo Dias Carvalho, coordenador do curso Etapa, a prova não foi complicada, apesar de ter cobrado conhecimento mais específicos em algumas questões.

Muitas perguntas se referiam a acontecimentos recentes. Havia duas questões sobre as manifestações de ruas no Brasil em junho.

O resultado será divulgado em 3 de dezembro, no site da Unesp. A segunda fase será nos dias 15 e 16 de dezembro.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página