Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Maria Bernardette Neves Pedrosa (1931-2013)

1ª professora de direito do Recife

ANDRESSA TAFFAREL DE SÃO PAULO

Bernardette Pedrosa vivia para estudar, trabalhar e cuidar da mãe, Auta. De manhã e à noite, dava aulas na Faculdade de Direito da UFPE (Federal de Pernambuco). À tarde, sua ocupação era a Defensoria Pública do Estado.

Quando não estava fazendo nem uma coisa nem outra, ficava ao lado da mãe, de quem cuidou durante a velhice, ou lendo livros e mais livros. Muito culta, aprendeu sozinha a língua alemã.

Formada em filosofia e direito pela UFPE, Bernardette foi a primeira advogada do Recife a se tornar docente. Era extremamente didática e, apesar de muito exigente, adorada pelos alunos, que até frequentavam sua casa.

Nos anos 1960, durante a ditadura, só não foi presa porque conhecia várias pessoas influentes que a ajudaram.

Pernambucana, quando criança morou com a família nas capitais Manaus e Belém, mas depois passou o restante da vida em seu Estado natal.

Desde que sua mãe morreu, há cerca de dez anos, passou a viver reclusa em casa e nem lia mais. Tornou-se ainda mais triste e isolada quando perdeu sua irmã Lígia pouco tempo depois. Segundo os irmãos, "não tinha mais vontade de viver".

Morreu em casa, na quinta-feira (7), aos 82 anos. Deixa seis irmãos e sobrinhos.

Seu corpo foi velado no hall principal da Faculdade de Direito da UFPE, onde lecionou a vida toda, tornando-se professora emérita.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página