Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Guilda Benedita Candiles (1927-2013)

Generosa com pessoas e animais

ANDRESSA TAFFAREL DE SÃO PAULO

Uma das coisas que mais orgulhavam Guilda Candiles era o amor que ela tinha pelos bichos. Durante toda a vida, dedicou-se imensamente aos animais, tratando-os como verdadeiros filhos. Adotava qualquer um que fosse deixado na porta de sua casa.

Mas dona Guilda não era generosa apenas com cachorros, gatos, tartarugas... Era conhecida também por sua dedicação ao próximo, pelo jeito doce como tratava as pessoas. Estava sempre disposta a receber e acolher os necessitados que encontrava.

Já durante a infância e a adolescência ajudava os pais na criação dos seis irmãos, trabalhando como operária em uma empresa têxtil.

Guilda morou boa parte de sua vida em sua cidade natal, Barueri (Grande São Paulo), onde estudou e se casou com Lázaro de Almeida Prado. Ao ficar viúva, mudou-se com seu filho, Jonas, para o bairro Quitaúna, na vizinha Osasco, onde viveu por mais 40 anos.

Católica fervorosa, ajudou na construção da igreja de sua comunidade. Mesmo doente, preocupava-se em ligar para o pároco toda véspera de Domingo de Ramos. Era para lembrá-lo que podiam buscar no jardim da casa dela as plantas que enfeitariam a missa.

Sofria de mielodisplasia, um tipo de câncer de sangue. Faleceu na terça da semana passada, aos 86 anos. Deixa o filho, a nora, Waldívia, e os netos, Fábio e Fabíola.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página