Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Aviação

Santos Dumont implanta sistema que facilita pousos com nevoeiro e chuva

DO RIO - Um novo modelo de navegação aérea que deve facilitar pousos com nevoeiros e chuva forte será usado pela primeira vez no país a partir da próxima segunda-feira no aeroporto Santos Dumont, no Rio.

A tecnologia, que funciona como um GPS, melhora a visibilidade do piloto em relação à pista e poderá reduzir o tempo das viagens.

De acordo com Juliano Noman, secretário nacional de Navegação Aérea, com o sistema, o fechamento do aeroporto só deve ocorrer quando o clima for muito adverso.

O secretário destaca que a nova tecnologia já é usada na Europa e nos Estados Unidos. No Brasil, apenas a companhia Gol aderiu ao sistema. No entanto outras empresas já estão buscando a tecnologia e pediram certificação na Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).

Dados da SAC (Secretaria de Aviação Civil) mostram que o tempo gasto entre Congonhas (São Paulo) e Santos Dumont (Rio) passará de 44 para 36 minutos. Aviões de Guarulhos, Viracopos e Brasília devem economizar sete, oito e três minutos, respectivamente, para chegar ao Rio.

O modelo também prevê a diminuição do consumo de combustíveis dos aviões, além de reduzir a emissão de poluentes, o que poderia diminuir os valores das passagens, segundo o ministro da Secretaria de Aviação Civil, Moreira Franco.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página