Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Pequenas explosões atingiram bombeiros

DE SÃO PAULO

Pequenas explosões ocorridas durante o combate ao incêndio no Memorial da América Latina deixaram ao menos dois bombeiros feridos em estado grave, com queimaduras nas vias respiratórias. Outros nove tiveram problemas decorrentes de inalação de fumaça.

As explosões foram provocadas por um fenômeno que causa combustão súbita.

Ele acontece em incêndios em ambientes muito fechados e com muito material inflamável --caso do auditório.

Quando é aberta uma porta ou janela, a entrada repentina de oxigênio pode incendiar materiais ainda sem chamas ou reagir aos gases acumulados pela queima de objetos. O calor também pode provocar explosões.

Segundo o major da PM Mauro Lopes, um grupo de bombeiros foi atingido ao entrar no auditório, que estava fechado. Ele disse que havia um acúmulo de gases inflamáveis no teto. "Assim que os bombeiros começaram a combater o incêndio, resfriando o local, esse gás quente desceu atingindo-os, num fenômeno chamado flashover", afirmou.

Segundo a assessoria de imprensa do Hospital das Clínicas, os 11 homens que deram entrada no hospital passaram por avaliações.

O estado de saúde deles não foi divulgado, mas o Corpo de Bombeiros informou que os dois que estavam em estado grave não corriam risco de morrer.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página