Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Ilustrada - em cima da hora

Senado aprova limite de 40% à meia-entrada e exclui idosos

Alteração de texto irrita produtores culturais

GABRIELA GUERREIRO DE BRASÍLIA

Sob protestos de produtores culturais, o Senado aprovou ontem projeto que fixa cota de 40% à venda de meias-entradas sobre o total de ingressos em eventos culturais e esportivos do país, sem incluir os idosos nesse limite.

O texto segue agora para sanção presidencial.

Hoje, a meia-entrada é regulamentada por normas dos municípios e Estados. O projeto aprovado garante o benefício para deficientes físicos, estudantes, jovens de baixa renda e idosos em todo o Brasil.

A cota era um pleito antigo da classe artística, que desejava, porém, que todos os grupos, incluindo os idosos, respeitassem a limitação.

O acordo fechado entre o setor cultural e o Palácio do Planalto era incluir os idosos na cota dos 40%.

Mas o Senado mudou o texto aprovado pela Câmara --que incluía idosos no limite-- com o intuito de respeitar o Estatuto do Idoso, que não impõe limite à venda de meias para pessoas com idade superior a 60 anos.

Com a mudança, os produtores dizem que não reduzirão os preços dos ingressos.

"Hoje, 90% da nossa bilheteria é comprometida com meia-entrada. Os idosos representam 80% desse total. O governo não cumpriu o acordo. Com essa regra, os ingressos não serão barateados", disse Eduardo Barata, presidente da Associação dos Produtores de Teatro do Rio.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página