Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria
Outro Lado
Governo defende obra e minimiza choque ambiental
DE SÃO PAULOO governo paulista admite que haverá impacto ambiental na construção da barragem de Santa Maria da Serra, mas defende que ele será mínimo, se comparado aos benefícios do projeto.
O mais importante, segundo Casemiro Tércio Carvalho, presidente do Departamento Hidroviário de São Paulo, é entender o contexto da obra.
"Nosso grande objetivo é aumentar o transporte hidroviário e fazer portos fluviais o mais próximo possível dos portos marítimos", diz.
Com recursos federais somados aos estaduais, o projeto é apenas parte do processo, segundo Carvalho.
Além dos R$ 670 milhões, existem mais R$ 830 milhões que serão gastos para correção de gargalos estruturais importantes em toda a hidrovia Tiete-Paraná.
"Vamos aumentar os vãos das pontes, dragar algumas áreas e construir atracadouros de espera nas eclusas", diz. "Esse projeto é viável."
A ligação por trem entre o futuro porto de Artemis, bairro de Piracicaba, e a região de Americana, onde está a via férrea hoje, será construída com recursos estaduais.
"Vamos lançar o edital nesta semana, tanto para a reforma da linha desativada como para outra linha que será construída", diz Carvalho.
Com essa saída por trem, as mercadorias poderiam vir do interior do Brasil pelo rio e chegar até o porto de Santos por via férrea.
Apesar de admitir que haverá impacto ambiental na área, Carvalho minimiza o problema. "As matas não serão afetadas pela estrada provisória, pois todos os cuidados serão tomados".
Sobre os pescadores, Carvalho afirma que eles serão realocados para um área muito próxima à de onde eles vivem hoje. "E com regularização fundiária, o que eles não têm atualmente".