Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Chuva deixa 46 mil fora de casa no Espírito Santo e igreja vira abrigo

Seis pessoas morreram no Estado; templos hospedam mil desabrigados em uma das cidades

Presidente Dilma deve sobrevoar hoje áreas afetadas; temporais também mataram 14 em Minas Gerais

JULIANA COISSI DE SÃO PAULO

Em vez da hóstia consagrada (considerada alimento para os católicos), arroz, feijão e galões de água preenchem o altar de uma igreja em Itaguaçu (ES), a pouco mais de 100 km de Vitória.

Colchões e cobertas espalham-se pelos corredores.

O templo se transformou em depósito de doações e também em abrigo para famílias que nos últimos dias abandonaram as casas por força dos temporais que atingem todo o Estado.

Seis pessoas morreram neste mês no Espírito Santo e outras 49 ficaram feridas em decorrência das chuvas. Cerca de 46 mil tiveram de deixar suas casas inundadas ou com risco de deslizamento.

O governador Renato Casagrande (PSB) decretou situação de emergência no Estado no último dia 21 --47 dos 78 municípios capixabas registraram prejuízos com as fortes chuvas.

A presidente Dilma Rousseff deverá ir hoje ao Espírito Santo para um sobrevoo pelas áreas mais atingidas. O Ministério da Saúde enviará duas toneladas de remédios.

Em Itaguaçu, onde duas pessoas morreram em razão das chuvas, moradores ilhados usam a escadaria da igreja matriz Nossa Senhora das Graças para observar a cidade debaixo d'água.

Na rua em frente, a água ontem à tarde quase atingia a cintura, mas há pontos em que o nível é ainda maior.

Retroescavadeiras dos moradores de sítios servem de transporte: pessoas presas em casa abrigam-se nas pás dos tratores para deixar a casa e transpor a enxurrada.

Ao menos mil pessoas estavam abrigadas ontem na igreja matriz, em três capelas e em um templo da igreja luterana na cidade, segundo o padre Paulo Dal Bó.

"Sinto que há a tristeza da tragédia, mas há também a alegria por estarem vivos", disse o padre Dal Bó.

VILA VELHA E MINAS

Um dos cartões postais da cidade de Vila Velha também sofre, em pleno período de Natal, os efeitos da chuva.

O convento da Penha, tombado como patrimônio histórico cultural, teve sua entrada de paralelepípedos destruída pela enxurrada. A missa de noite de Natal, prevista para hoje, foi cancelada.

Em Minas Gerais, também atingido por temporais, 14 pessoas morreram soterradas ou arrastadas por enxurradas neste mês. Já são 21 cidades em situação de emergência ou calamidade.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página