Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Jorge Narozniak (1943-2013)

Jornalista que contou as histórias do Paraná

JAIRO MARQUES DE SÃO PAULO

Mal sabia a família Narozniak, ao deixar a Ucrânia e vir para o Brasil em um navio, fugindo da violência da Segunda Guerra Mundial, a importância que parte da bagagem que trazia --dezenas de livros de toda natureza-- teria na vida do filho do meio, Jorge.

O menino apaixonou-se pela leitura e pelo ofício de contar histórias, sobretudo às do Estado do Paraná, local em que se fixou com os pais, que foram trabalhar no comércio, e com dois irmãos.

Já reconhecido jornalista, formado pela PUC-PR, em Curitiba, escreveu, em 2010, "Histórias do Paraná", em que resgatou e aprofundou grandes acontecimentos da terra que o abrigou.

Jorge Narozniak gostava de ser lembrado pela simplicidade, pelos valores humanos e pelo amor dedicado à mulher, Melânia Maria Fonseca Narozniak, 68, com quem ficou por 35 anos, e aos filhos Melanie, 29, e Yuri, 31.

Não chegou a ter netos.

Sempre foi curioso e atraiu pessoas para seu redor por conta do conhecimento que tinha sobre fatos passados, sobre acontecimentos gerais e por sua própria trajetória.

Tinha adoração pela profissão, que pôde desempenhar em diversos veículos de comunicação, e gostava de assistir a documentários.

O jornalista morreu aos 70 anos, em casa, ao lado da família, em consequência de um câncer no fígado, no último dia 21 de dezembro.

Mesmo debilitado e abatido pela doença, fez questão de ir ao trabalho, na RPC TV, afiliada da TV Globo no Paraná, até quando pode, uma semana antes da morte.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página