Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

País recebe 1º lote de vacinas contra HPV

Em março, SUS inicia aplicação em meninas

DE SÃO PAULO

Em sua 19ª visita ao Estado de São Paulo em seis meses, o ministro da Saúde e pré-candidato ao governo paulista, Alexandre Padilha (PT), anunciou ontem o recebimento do primeiro lote de vacinas contra o HPV, que devem ser ofertadas pelo SUS a partir de março.

O vírus, sexualmente transmissível, está relacionado a vários tipos de câncer, principalmente ao de colo de útero (95% dos casos) e ao surgimento de verrugas genitais. O câncer de colo de útero é o segundo tipo que mais atinge as brasileiras, atrás do câncer de mama.

A meta é vacinar, até o fim do ano, 5 milhões de garotas entre 11 e 13 anos. Para isso, o Ministério da Saúde comprou 15 milhões de doses da vacina --três por menina.

Para alcançar essa meta, o governo pretende realizar vacinações também em escolas públicas e privadas, além dos postos de saúde.

"A idade escolhida é uma recomendação da Organização Mundial de Saúde, para que se faça a vacinação antes da iniciação sexual, antes que a garota possa ter contato com o vírus", disse Padilha.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página