Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Força Nacional atuou em 'pelada' na Bahia

Tropa de elite do governo fez a segurança de final de campeonato da cidade de Buerarema, a 450 km de Salvador

Ministério vai apurar por que tropa que deveria pacificar conflitos indígenas foi destacada para partida

SEVERINO MOTA DE BRASÍLIA

Tropa de elite do governo federal destacada para atuar quando a ordem pública é posta em xeque, a Força Nacional de Segurança Pública foi usada para policiar a final de um pequeno torneio de futebol em Buerarema, a 450 km de Salvador (BA).

Realizada no início do mês e organizada por moradores com o apoio da prefeitura, a"pelada" transcorreu sem conflitos. Saiu vencedor o time Apolo 11 que, após empatar com a Força Jovem no tempo regulamentar, derrotou o adversário nos pênaltis.

Sob os olhos atentos da tropa, os campeões receberam um troféu e R$ 2.000 para dividir entre os jogadores.

Enviada a Buerarema em agosto passado numa missão para pacificar a região, onde há conflito entre fazendeiros e índios, a tropa foi convocada para policiar a "pelada" pelo chefe da Divisão de Desporto da prefeitura, Fredson Silva de Carvalho.

Em ofício enviado ao comando da Força em Buerarema, comunicou o local e hora da partida. Foi atendido com o destacamento de oito homens. A Folha não conseguiu falar com Carvalho.

Em nota, o Ministério da Justiça disse que a Força Nacional não deveria ter sido usada para policiar o evento esportivo. Por isso, um procedimento foi aberto para apurar o que aconteceu.

Questionada sobre o efetivo de homens que atua no município, a assessoria da pasta disse que não poderia fornecer o dado por questões estratégicas e de segurança.

Na cidade de 18 mil habitantes, a Força Nacional deveria atuar na pacificação de conflitos envolvendo a disputa de terras entre tupinambás e produtores rurais.

Reivindicando a demarcação de terras, os indígenas têm invadido fazendas. A situação gerou uma onda de violência, com assassinatos, tanto de índios quanto de fazendeiros, na região.

Em dezembro, moradores fecharam a BR-101 em protesto. Eles pediam medidas mais efetivas para promover a pacificação, entre elas a criação de bases policiais para tentar conter os conflitos.

Longe de Buerarema, integrantes da Força Nacional foram enviados recentemente para missões no Maranhão, onde há uma crise de violência nos presídios, e no Amazonas, palco de conflitos entre índios e não-índios.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página