Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Haddad altera coordenação das subprefeituras e desagrada petistas

Prefeito nomeou Ricardo Teixeira, do PV, para a pasta, considerada estratégica na administração

Integrantes do PT consideram que cargo, de alta visibilidade, deveria ser entregue a alguém do partido

GIBA BERGAMIM JR. DE SÃO PAULO

Contrariando petistas, o prefeito Fernando Haddad (PT) nomeou o vereador licenciado Ricardo Teixeira, do PV, para uma das secretarias mais importantes da administração, a de Subprefeituras.

Representantes do partido ouvidos pela Folha avaliam que a mudança sinaliza mudanças no comando de cada regional. Já se cogita extraoficialmente até a saída de técnicos de carreira para a entrada de aliados políticos como novos subprefeitos.

Teixeira, um ex-tucano, deixa a pasta do Verde e do Meio Ambiente após um ano e dois meses e assume a Coordenação de Subprefeituras, pasta com visibilidade política devido, por exemplo, às ações de zeladoria na cidade.

Na antiga função, ele virou homem de confiança de Haddad após administrar as mudanças na inspeção veicular --como o fim do contrato com a empresa Controlar.

Embora os petistas admitam ter boa relação com o político do PV, entendem que a pasta de Subprefeituras tem visibilidade demais para ser entregue a alguém que não seja do partido, conforme relatos de vereadores à Folha.

Para mostrar fidelidade ao prefeito, Teixeira se licenciou do cargo por alguns dias para reassumir seu mandato de vereador e votar a favor do reajuste do IPTU. Seus colegas de partido Dalton Silvano, Roberto Tripoli e Gilberto Natalini votaram contra.

CARGOS POLÍTICOS

A escolha de subprefeitos com perfil técnico desagradou vereadores da base aliada de Haddad no ano passado. Para compensar, o prefeito nomeou aliados de parlamentares como chefes de gabinete nos respectivos redutos eleitorais deles.

O loteamento das chefias de gabinete irritou agentes vistores, que denunciaram ao Ministério Público um "aparelhamento" das subprefeituras, o que "engessava" o trabalho de fiscalização.

Haddad tem ouvido de vereadores da base pedidos para que nomeie subprefeitos indicados por eles. Oficialmente, a prefeitura nega mudanças nesse sentido.

Líder do governo na Câmara, Arselino Tatto (PT) disse que a escolha do prefeito é pessoal. "O Ricardo Teixeira é qualificado para ser secretário, mostrou isso no Verde."

Teixeira assumirá o lugar do petista Chico Macena, que foi nomeado secretário de Governo. Como adjunto dele, foi nomeado o petista Miguel Reis Afonso.

No lugar de Teixeira foi colocado Wanderley Meira do Nascimento, que já atuou na gestão da ex-petista Luiza Erundina (1989-1992).


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página