Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Jovem que foi preso nu a poste é apreendido no Rio

Segundo a polícia, garoto de 15 anos assaltou dois turistas na terça-feira

Justiça decretou internação provisória; ele havia fugido de projeto de reinserção social da prefeitura

DO RIO

A história do adolescente que foi preso pelo pescoço a um poste, com uma tranca de bicicleta, há três semanas na zona sul do Rio de Janeiro, ganhou um novo capítulo.

Na terça-feira, o jovem de 15 anos voltou a uma delegacia, desta vez a DEAT (Delegacia Especial de Apoio ao Turista), apreendido sob suspeita de assaltar, com outros três menores de idade, dois turistas em Copacabana.

Segundo a Polícia Civil, o jovem inicialmente assaltou um turista inglês e depois uma turista canadense, ambos na avenida Atlântica.

O inglês pediu ajuda a banhistas, que cercaram o adolescente e o entregaram a guardas municipais e a PMs de plantão no posto 4.

Após passar pela delegacia de atendimento ao turista, o jovem foi levado para a Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente.

Segundo o Degase (Departamento Geral de Ações Socioeducativas), o menor teve a internação provisória decretada pela Justiça. Ele foi transferido para uma unidade na Ilha do Governador, na zona norte do Rio.

Em 31 de janeiro, o adolescente foi encontrado nu e espancado, preso pelo pescoço a um poste. A imagem repercutiu no país e provocou debate sobre os justiçamentos --quando suspeitos de crimes são capturados e punidos por pessoas comuns.

Após ser libertado por bombeiros, que usaram um maçarico para abrir a tranca, o jovem foi levado para uma delegacia e depois para um hospital, de onde fugiu.

Reapareceu em um abrigo municipal, que costumava frequentar, três dias depois.

'CASTIGO'

Em depoimento, o jovem contou ter sido cercado por um grupo de 30 homens, em 15 motos, que arrancaram suas roupas, o espancaram com golpes de capacete, e o amarraram ao poste.

O jovem ficou no abrigo por dez dias. Depois, foi levado para outra unidade, onde, segundo a Secretaria Municipal de Desenvolvimento de Social, "estava sendo montado um plano de desenvolvimento individual visando sua reinserção social".

No dia 11 de fevereiro, durante um passeio de van à praia de Copacabana pelo projeto, o adolescente fugiu.

A internação do jovem é em caráter provisório. Uma audiência será marcada para definir quanto tempo ele ficará internado.

Desde a divulgação da foto do garoto preso ao poste, casos de justiçamentos se multiplicaram no país, registrados em vídeos divulgados nas redes sociais. Só nesta semana, houve três agressões a ladrões em Goiânia (GO).


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página