Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Elza Maria Meira Marsiglio Schwarz (1927-2014)

'Vovó Pode-Pode' aprendeu a pilotar

DE SÃO PAULO

Em seu tempo, Elza Maria Meira Marsiglio Schwarz foi uma mulher moderna. Afinal, era bem incomum, para o fim da década de 1940, uma jovem com seus 20 e poucos anos pilotar aviões.

A ousadia virou paixão pela aviação, aprovada pela mãe, Carlota, mas escondida do pai, Mário. Dona Elza fez aulas e, depois de ser aprovada em uma prova pela Aeronáutica, conseguiu o brevê, a carteira de piloto.

Ao contar para o pai sobre a façanha, ganhou um castigo e não teve autorização para ir ao Rio de Janeiro buscar o documento. A família diz acreditar que ela foi uma das primeiras mulheres a pilotar avião no Estado de São Paulo.

Após abandonar a aviação, dedicou-se a lecionar no município de Herculândia (SP).

Pilotar aviões e ensinar, no entanto, não foram desafios maiores que cuidar dos cinco filhos sozinha, em Jaú, no interior paulista, depois da viuvez, aos 42 anos.

Sua casa foi local de ensaios para as bandas da Jovem Guarda que tinham seus filhos como integrantes.

Teve uma carreira marcante na educação municipal. Foi professora de escola rural por muitos anos. Já lecionando na cidade, aposentou-se como vice-diretora.

Na família, era conhecida pelo perfil agregador. Seus netos a chamavam de "Vovó Pode-Pode", pois, na casa dela, podiam fazer tudo que não oferecesse perigo. Alguns aprenderam xadrez com ela.

Sofria do mal de Alzheimer. Morreu na quinta-feira (20), aos 86. Além dos filhos, Mário, José Antônio, Paulo, Luiz Fernando e Carlos Henrique, deixa 17 netos, quatro bisnetos e um ensinamento: lutar pelo que acredita.

coluna.obituario@uol.com.br


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página