Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Mesmo com chuva, Galo atrai multidão no Recife

Bloco fez homenagem a Ariano Suassuna

DANIEL CARVALHO DO RECIFE

O Sábado de Zé Pereira, primeiro dia oficial do desfile do Galo da Madrugada, começou debaixo de muita água no Recife, mas isso não foi o suficiente para afastar os foliões que acompanharam o bloco.

Registrado no "Guinness Book" há 20 anos como a maior agremiação carnavalesca do planeta, o Galo da Madrugada reúne cerca de 1,5 milhão de pessoas.

Logo cedo, chegaram os primeiros convidados para venerar o símbolo do Galo, um gigante de 27 metros de altura e três toneladas, já sob sol intenso.

Ao longo do sábado, o cortejo de 30 orquestras com cerca de 600 músicos em 30 trios elétricos percorreu seis quilômetros na capital pernambucana.

A pré-festa começou às 7h, com um café da manhã no Forte das Cinco Pontas.

Muitas fantasias faziam menção ao escritor Ariano Suassuna, homenageado deste ano no bloco.

Autor de "Auto da Compadecida", o paraibano Suassuna vive em Pernambuco e a homenagem a ele é tema do bloco com o nome "Frevo no Auto do Reino de Ariano".

O governador de Pernambuco e presidenciável, Eduardo Campos (PSB), e seu companheiro de partido, o prefeito de Recife, Geraldo Júlio, também marcaram presença na festa.

Já a presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Lula foram lembrados por foliões, que se fantasiaram como os petistas.

RAPOSA E UVAS

Também havia referências aos médicos cubanos e a raposas e uvas, homenagem à música ("A raposa e as Uvas") de Reginaldo Rossi, morto no ano passado.

Estavam previstas as apresentações ontem da banda Calypso, de Fafá de Belém, Elba Ramalho, Maestro Spok, Maestro Forró, João do Morro, Quinteto Violado, Josildo Sá, entre outros.

Embora tradicional, em certos pontos da festa a infraestrutura era precária. Banheiros foram improvisados com lonas em algumas das ruas da cidade.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página