Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Carnaval 2014

Patrimônio, Bola Preta reúne no Rio 1,3 milhão

Bloco homenageou aniversário da cidade

DO RIO

Com bolo, entrega de placa comemorativa e parabéns cantado pelos foliões, o Cordão da Bola Preta arrastou ontem uma multidão na abertura do carnaval de rua do Rio. O desfile homenageou o aniversário de 449 anos da fundação da cidade.

De acordo com a Riotur, 1,3 milhão de pessoas desfilaram com o bloco na avenida Rio Branco, no centro.

No início do cortejo, os organizadores receberam uma placa que reconheceu o bloco, criado há 95 anos, como patrimônio cultural carioca.

Por volta das 13h30, o som do Bola Preta foi interrompido por causa de uma briga.

Houve confusão em outros pontos no decorrer das três horas e meia do desfile.

Por causa das mudanças no trânsito do centro em virtude da reurbanização da área do porto, o bloco saiu desfalcado de um dos três carros de som que ficou preso em um engarrafamento.

Porta-estandarte, a atriz Leandra Leal, 31, teve que andar cerca de 2 km antes de subir no carro de som. Já o cantor Neguinho da Beija-Flor não conseguiu chegar.

Cerca de 70 outros blocos desfilaram ontem nas ruas do Rio. Em Santa Teresa, o Céu na Terra teve protestos contra a realização da Copa do Mundo. A cada parada da bateria, os foliões cantavam "Não vai ter Copa!", coro das manifestações na cidade.

Na Lapa, o protesto foi contra a ditadura. Ao passar em frente à sede do antigo Dops, a polícia política do regime, o Multibloco cantou "Apesar de você", de Chico Buarque.

FOLIA NA CHUVA

No Recife, o Sábado de Zé Pereira, primeiro dia do desfile do Galo da Madrugada, começou debaixo de chuva, mas sem espantar os foliões.

Registrado no "Guinness Book" há 20 anos como a maior agremiação carnavalesca do mundo, o bloco reúne 1,5 milhão de pessoas.

Ontem, o cortejo de 30 orquestras com cerca de 600 músicos em 30 trios elétricos percorreu seis quilômetros na capital pernambucana.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página