Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Porto Velho enfrenta agora risco de água contaminada

Cidade já registra oito casos de leptospirose

LUCAS REIS ENVIADO ESPECIAL A PORTO VELHO (RO)

Os netos de Eduardo Barbosa, 45, e Raimunda Madalena, 55, brincam nas águas do rio Madeira em um bairro pobre de Porto Velho, alheios aos males que o líquido imundo pode causar à saúde. "A gente até sabe do perigo, mas são crianças, né? Difícil segurar", diz Barbosa.

A cheia histórica do rio Madeira faz as autoridades ligarem o alerta para um grande perigo: a contaminação da água que chega até os bairros e se mistura a fossas sépticas, esgoto, lixo e animais mortos.

A cidade já enfrenta alta nos casos de leptospirose, doença transmitida pela urina do rato. E os peixes das áreas alagadas continuam servidos à mesa, embora o consumo seja totalmente desaconselhado pela Secretaria Municipal de Saúde.

O problema é convencer os moradores de que a água que sempre trouxe fartura agora pode até matar.

"Não é fácil dizer ao ribeirinho para evitar o contato com a água, evitar o peixe. Historicamente, as pessoas vivem em torno do rio", diz o secretário de Saúde da capital, Domingos de Araújo.

"A água está 100% contaminada. Peixes que habitam as águas paradas da cheia, segundo análise, também estão impróprios", diz Araújo.

Entre janeiro e ontem, oito casos de leptospirose foram confirmados, segundo o Centro de Medicina Tropical de Rondônia. No mesmo período de 2013 houve seis suspeitos, nenhum positivo.

Malária e dengue também preocupam as autoridades.

PARTO

Atendente de loja, Andreia Rodrigues, 26, estava grávida de oito meses quando a água do rio Madeira começou a invadir sua casa, na região central de Porto Velho.

Ela juntou o que pode, carregou as três filhas e, com a mãe e o padrasto, encontrou abrigo em uma igreja, assim como 66 famílias cujas casas também foram inundadas.

Na manhã do dia 7 deste mês, poucos dias depois de fugir da água, Andreia começou a sentir as contrações. Nicolas Miguel nasceu com 3,2 kg em uma das salas da igreja que se tornou sua casa.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página