Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

França suspende processo de expulsão de brasileira

Estudante de 20 anos receberá autorização provisória de permanência, por seis meses

GRACILIANO ROCHA COLABORAÇÃO PARA FOLHA, EM SAINT-DENIS

A França suspendeu ontem a expulsão da brasileira Thaís Moreira, 20. Ilegal no país, a estudante tinha recebido ordem de deixar a França em 30 dias. O prazo venceria na próxima segunda.

A notícia da suspensão foi dada por Hervé Carrère, secretário-adjunto da Prefeitura de Polícia do departamento (Estado) Val-du-Marne, aos participantes da reunião que tratou do caso da brasileira.

A jovem vai receber uma autorização de permanência provisória. O documento é válido por seis meses, com possibilidade de renovação.

Thaís vive com a família em Chennevières-sur-Marne e cursa o último ano do ensino médio em Saint-Denis --as duas são periferias coladas ao norte de Paris.

O caso ganhou notoriedade porque alunos e professores realizaram manifestações e colheram centenas de assinaturas para tentar impedir sua expulsão.

Paranaense de Ubiratã (504 km de Curitiba), Thaís vive ilegalmente na França desde 2009, quando chegou aos 15 anos.

A fama repentina incomodou a brasileira. Ontem, Thaís demonstrou desconforto quando encontrou a reportagem em Saint-Denis, horas antes do anúncio da suspensão da deportação.

"Não sou uma pessoa que quer chamar atenção. Sou discreta até em redes sociais. Sempre fui assim. Além de tudo, eu não queria ficar com uma pecha de 'sans papiers' [sem papéis, em francês]", disse, pouco depois de sair do colégio.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página