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Aéreas fazem alerta sobre risco de filas em Cumbica

Passageiros têm sido orientados a chegar antes ao aeroporto hoje

Razão é problema no setor da imigração, de atribuição da Polícia Federal; houve filas nas últimas duas semanas

RICARDO GALLO DE SÃO PAULO

Companhias aéreas que fazem voos internacionais têm alertado passageiros a chegar com maior antecedência ao aeroporto de Cumbica, em Guarulhos (Grande SP), em razão do risco de "grandes" filas no setor de imigração.

O aviso vale inclusive para hoje e amanhã --houve filas nos dois últimos finais de semana em Cumbica e também na última quarta-feira.

A orientação, transmitida por e-mail e às agências de viagem, é que o passageiro se apresente de três a quatro horas antes do voo, em vez das duas horas habituais.

O pico do movimento de embarques internacionais acontece à noite.

A iniciativa partiu do comitê que reúne as empresas aéreas que atuam em Cumbica. Ao menos American Airlines e Air France/KLM e TAM fizeram essa recomendação.

O aviso se dá por conta de problemas na checagem de passaportes, atribuição da Polícia Federal, que fazem as companhias atrasarem os voos para esperar passageiros parados na imigração.

O quadro de funcionários da Randstad, terceirizada da PF, tem sido insuficiente para a demanda do aeroporto.

A situação se agrava, segundo se queixam empresas aéreas, porque alguns terceirizados faltam aos finais de semana e/ou estão sendo dispensados, o que faz a fila aumentar --e serpentear pelo saguão de Cumbica.

A PF tem complementado os postos com funcionários cedidos pela Infraero (estatal que administrava o aeroporto) e com agentes da polícia.

Uma solução só ocorrerá quando a PF concluir licitação aberta para substituir a Randstad --o contrato com a empresa venceu e foi renovado por 60 dias. Será contratada empresa para fornecer pessoal bilíngue para checar passaportes dos passageiros.

De acordo com a PF e com a SAC (Secretaria de Aviação Civil), o problema será resolvido nas próximas semanas.

LENTIDÃO

Segundo a assessoria de imprensa da PF, não foi a falta de funcionários que causou problemas na imigração no último final de semana, mas sim uma lentidão no sistema usado para validar as informações dos passageiros.

A PF disse que o processo, que leva dez segundos, estava tomando o triplo do tempo; daí a formação de fila.

A responsabilidade pelo serviço é do Serpro (Serviço de Processamento de Dados da União), segundo a PF. Procurado, o Serpro deu versão diferente da da PF: afirma não ter havido falha no programa no último fim de semana em Cumbica.

A Randstad disse que tem cumprido seu compromisso com a PF e afirmou não comentar detalhes sobre o contrato em vigor.


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