Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Foco

Ocupação de sem-teto faz igreja do Rio cancelar Paixão de Cristo

Grupo está em terreno da Catedral Metropolitana desde anteontem

DO RIO

A Arquidiocese do Rio cancelou a encenação da Paixão de Cristo na Catedral Metropolitana da cidade, realizada na Sexta-Feira Santa há 45 anos, devido à presença de manifestantes sem-teto na entrada do templo.

Desde a madrugada de ontem, um grupo com cerca de cem pessoas ocupa parte do terreno da catedral. A maioria dos sem-teto tinha participado da ocupação do terreno da Oi, há três semanas, no Engenho Novo, na zona norte carioca.

O cardeal-arcebispo dom Orani Tempesta faria a celebração às 15h de ontem. Em seguida, aconteceria uma procissão na Lapa, no entorno da igreja.

Em nota à imprensa, a Arquidiocese do Rio afirmou que representantes ligados ao arcebispo se ofereceram para "mediar uma solução".

O professor Miguel Arcanjo dos Santos, 56, chegou por volta das 18h ao local e ficou decepcionado.

"Só sei que eles fecharam em razão de segurança porque ficaram com medo de ocupar o interior da igreja. Participo dessa celebração há dez anos e nunca tivemos isso. Até a procissão foi cancelada!", lamentou.

Segundo a nota, os manifestantes chegaram a concordar em receber "atendimento provisório, em local do poder público, com apoio da igreja e serviços sociais".

No entanto, os sem-teto voltaram atrás na decisão, segundo o texto. "Após ouvir assessorias, os necessitados retrocederam. A Arquidiocese do Rio lamenta que existam pessoas que ainda sofram em virtude da ausência de moradias e sejam manipuladas por outros interesses."


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página