Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Foco

Restauradas, telas da via-sacra de Portinari voltam a exposição

ISABELA PALHARES DE RIBEIRÃO PRETO

Duas telas do pintor Candido Portinari que mostram estações (ou passos) da via-sacra voltaram a ser expostas nesta semana em Batatais (352 km de São Paulo).

As obras, que retratam os passos 5 e 6 --dos 14-- da via-sacra, foram restauradas. Elas mostram Jesus carregando a cruz e, a seu lado, Maria.

Os quadros podem ser vistos na igreja Bom Jesus da Cana Verde. Portinari, natural de Brodowski, cidade vizinha a Batatais, pintou as telas em 1953 e as doou para a igreja.

Agora são seis as telas restauradas. Também nesta semana, os passos 7 e 8, que mostram Jesus carregando a cruz e sendo chicoteado pelos guardas romanos até o Calvário, foram retiradas para o trabalho de restauro.

Segundo a restauradora responsável pelo trabalho em Batatais, Florence Maria White de Vera, as telas não estão muito danificadas. Ela afirma que a obra foi desgastada por ficar em um espaço público, sem as regras rígidas de conservação de um museu.

"As telas da via-sacra eram as que tinham menos problemas. Não encontramos dificuldade em restaurar as seis primeiras", disse Florence.

O trabalho de restauração custou R$ 374 mil ao Estado e começou em dezembro, depois de cinco anos de cobrança da Igreja Católica e duas ações na Justiça. Ao todo, serão restauradas 28 telas até o final de setembro de 2014.

Ao doar as telas à igreja, Portinari determinou que elas nunca saíssem do templo.

Por isso, o restauro é feito na própria igreja e pode ser acompanhado em visitas guiadas e agendadas. Elas acontecem às terças e quintas, das 14h às 16h, e às quartas e sextas, das 9h às 11h.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página