Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Foco

Rio vai testar alarme de assento preferencial e 'lixuveiro' na praia

Prefeitura começa a testar nesta semana propostas feitas por moradores, como botão de alerta para assento preferencial em ônibus e peneiras em bueiro

DIANA BRITO DO RIO

O idoso entra no ônibus e pressiona um botão que emite um sinal sonoro, alertando os passageiros que alguém deve ceder lugar. No metrô, máquinas recebem lixo reciclável e, em troca, dão créditos em bilhetes. Nas ruas, peneiras colocadas nos bueiros evitam o entupimento de galerias, reduzindo inundações.

Estas e outras dez ideias que pretendem melhorar a vida dos cariocas foram escolhidas pela população no projeto Rio+, uma plataforma de mobilização on-line.

Após receber cerca de 1.700 sugestões, a prefeitura selecionou 26, que foram colocadas em votação. As 13 escolhidas receberam, somadas, mais de 98 mil votos --on-line e em postos itinerantes.

Os vencedores, anunciados ontem pelo prefeito Eduardo Paes, começam a ser testados ainda nesta semana.

"Quando minha mulher ficou grávida, reclamava sempre que os passageiros não cedem o lugar", disse o publicitário Rodrigo Espinoza, 33, criador do alarme de assento preferencial nos ônibus.

André Herzog criou o "lixuveiro" --lava-pés a serem instalados na orla carioca --acionados quando os usuários depositarem resíduos na lixeira.

Também serão testados espaços em praças e parques para a troca de jogos, livros, roupas e eletroeletrônicos.

Outras ideias são a de um aplicativo para incentivar a doação de sangue; a criação de polos para formação de jovens empreendedores em comunidades de baixa renda e a instalação de mapas integrados com rotas de ônibus, metrô, trens, ciclovias e barcas.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página