Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Izrail Cat (1922 - 2014)

Ajudou a fundar o HC no Paraná

FABRÍCIO LOBEL DE SÃO PAULO

No final da década de 40, Izrail Cat treinava escondido da mãe nas equipes de base do São Paulo Futebol Clube.

Tudo ia bem, até que dona Sosea descobriu a molecagem do filho e invadiu o gramado num treino da equipe com uma vassoura em mãos, pronta para fazer o filho desistir do sonho de tornar-se jogador de futebol.

Com vergonha, Izrail nunca mais retornou ao clube e prestou vestibular para medicina na Universidade do Brasil, atual UFRJ.

Izrail nasceu na Romênia e veio ao Brasil com a família judia, na década de 1920. Formou-se em medicina em 1951 e logo começou a clinicar no interior paulista, onde conheceu a mulher, Shirley Bastos.

Anos mais tarde, mudou-se para Curitiba. A cidade viria a ser sua residência até o fim da vida. Especializado em pediatria, em 1961 foi um dos fundadores do Hospital das Clínicas da UFPR, da qual tornou-se professor.

Dentro da faculdade, era conhecido pelo rigor e exigência com seus residentes.

Durante as noites de plantão, circulava pelos corredores do hospital para flagrar médicos que cochilavam.

Com mais de 80 anos, mesmo aposentado, acordava cedo para ser o primeiro a chegar no departamento de pediatria. Assim que saía do trabalho, colocava um short e ia jogar tênis.

A opção por esse esporte foi compulsória, já que nos seus 70 anos, uma torção no joelho o afastou mais uma vez das frequentes peladas.

Morreu no último dia 22, aos 91 anos, de complicações de uma cirurgia cardíaca. Deixa a viúva, quatro filhos e quatro netos.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página