Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Donato d'Angelo (1919 - 2014)

Tratou a perna de Roberto Carlos

FABRÍCIO LOBEL DE SÃO PAULO

Donato D'Angelo já era um ortopedista renomado quando, num hospital do Rio de Janeiro, recebeu um paciente de cerca de 14 anos, vindo de Cachoeiro do Itapemirim, no ES. Anos antes, o jovem sofrera um acidente em que perdeu parte da perna.

Com técnicas aprendidas na Itália e recém trazidas ao Brasil, o médico submeteu o garoto a uma cirurgia definitiva e o tratou com toda a atenção e zelo. Contam os amigos que o médico providenciou até mesmo um lugar para que Laura, a mãe do jovem, pudesse dormir ao lado do filho, na enfermaria.

Naquele mesmo ano, o jovem paciente iniciou a carreira artística que o fez ser internacionalmente conhecido. Seu nome era Roberto Carlos.

Desde que o "rei" reencontrou o médico que o ajudara na juventude, encheu-lhe de elogios e homenagens.

Na celebração das bodas de ouro de Donato com Wanda, o cantor apareceu de surpresa para os convidados e, na catedral de Petrópolis, cantou "Emoções". Anos mais tarde, quando o médico completou 80 anos, repetiu a homenagem no mesmo local, desta vez cantando "Jesus Cristo".

Nascido em Petrópolis, no Rio de Janeiro, Donato era filho de um imigrante italiano e com apenas 15 anos iniciou sua graduação na Faculdade Fluminense de Medicina.

Foi responsável por trazer ao Brasil técnicas inovadoras na traumatologia mundial, presidente da sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia e reconhecido internacionalmente pelo seu trabalho. Morreu no dia 24 de abril aos 95 anos, por complicações de um AVC. Deixa seis filhos, 17 netos e 12 bisnetos.

coluna.obituario@uol.com.br


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página