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Cotidiano

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Terminal será inaugurado incompleto em Cumbica

Das 24 empresas previstas, apenas 3 estarão instaladas no próximo domingo

Até a Copa, serão oito companhias no local; mudança é gradual para evitar problemas, afirma aeroporto

RICARDO GALLO DE SÃO PAULO

O novo terminal do aeroporto de Cumbica, em Guarulhos (Grande São Paulo), abrirá incompleto no próximo domingo --sem as maiores companhias aéreas e sem alguns dos serviços prometidos.

Com capacidade para 12 milhões de passageiros por ano, o terminal 3 será destinado a voos internacionais.

Porém, das 24 empresas aéreas previstas para a nova ala, apenas três estarão instaladas na primeira semana: Lufthansa, Swiss e TAP.

Até a Copa do Mundo, serão mais cinco --United, Air China, Turkish, South African Airways e Singapore.

As oito representam 25% dos voos internacionais em Cumbica, segundo a GRU Airport, concessionária que administra o aeroporto. Os demais voos para o exterior continuarão nos terminais 1 e 2, hoje superlotados.

As empresas que mais fazem voos internacionais, TAM e American, só vão se transferir em setembro --ou seja, depois do Mundial--, quando 80% dos voos internacionais estarão chegando ao novo terminal e partindo dele.

A transferência gradativa é comum em terminais recém-inaugurados, para evitar problemas na operação. Será assim, por exemplo, no terminal 2 de Heathrow (Londres), que abrirá em junho.

A GRU Airport diz que o cronograma respeita a "segurança operacional do aeroporto" e segue orientação de consultorias estrangeiras.

FUNCIONALIDADES

Inicialmente, duas das três "ilhas" de check-in serão usadas, com até 60 balcões. Haverá totens de autoatendimento para os passageiros e acesso gratuito à internet, como já ocorre nos terminais 1 e 2.

Não haverá, por enquanto, uma das novidades do novo terminal: equipamentos que permitem ao passageiro despachar a própria bagagem, o que dispensa a necessidade de ser atendido no balcão.

Outra tecnologia que ficou para depois será o sistema eletrônico de bagagens, conjunto que distribui malas automaticamente. O dispositivo funcionará, a princípio, em modo mecânico.

Houve temor de eventual falha. Em 2008, um problema nesse sistema fez o então recém-inaugurado terminal 5 de Heathrow perder milhares de malas --o terminal fechou e só reabriu dez dias depois.

Dois hotéis estão planejados --um interno, para passageiros em conexão, e outro fora. O interno abrirá no ano que vem, e o externo, em 2016. Segundo o aeroporto, todos os equipamentos e tecnologias no início da operação atenderão "com eficiência e qualidade" a demanda.


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