Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Passageiros de Lisboa estrearão terminal 3

Obras levarão pouco mais de um ano e meio

DE SÃO PAULO

Passageiros do voo 87 da TAP, vindos de Lisboa, serão os primeiros a desembarcar no terminal 3 de Cumbica, às 5h35 do domingo que vem.

O terminal tem sido usado parcialmente por passageiros falsos desde o início de abril, de modo a testar a operação de sistema de bagagens e de check-in, por exemplo.

Na última quarta, operários trabalhavam no terminal, assim como nos pontos de ônibus do lado de fora. O trabalho seguirá 24 horas por dia.

Do início à conclusão das obras terão se passado pouco mais de um ano e meio, prazo recorde mesmo para padrões internacionais. O governo federal, ao conceder o aeroporto à iniciativa privada, exigiu que o terminal ficasse pronto antes da Copa.

Até o início de abril, as obras já estavam 99% concluídas, segundo a GRU Airport. A concessionária afirma que investiu R$ 2,9 bilhões em todo o aeroporto.

O passageiro terá uma visão bem diferente da a que está acostumado nos terminais atuais, 1 e 2, concebidos na década de 1980. O prédio tem pé direito alto e é todo envidraçado, de modo a permitir visão para o vaivém de aviões e dar sensação de amplitude.

O check-in está no meio do saguão, não nos fundos. A maioria das lojas fica depois do embarque, não antes.

"A infraestrutura do aeroporto estava precisando de um upgrade importante e esse terminal vai melhorar muito a experiência do passageiro", diz Mark Schwab, presidente da Star Alliance, grupo do qual fazem parte as oito companhias que vão usar o novo terminal até a Copa.

Concentrar companhias de uma mesma aliança reduz o tempo gasto pelo passageiro de conexões, afirma.

REFORMA

Em outubro, começa a reforma dos terminais 1 e 2, segundo a concessionária.

Programada para durar um ano e meio, tem a intenção de melhorar o padrão de conforto dos passageiros.

Entre outros problemas, os dois terminais têm salas de embarque incapazes de atender à demanda e espaço insuficiente para esteiras de bagagem, que são pequenas.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página