Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Foco

Umidade baixa e falta de chuva pioram a qualidade do ar em SP

Situação era ruim ou moderada ontem em 23 das 26 estações medidoras mantidas pela Cetesb

Há previsão de chegada de uma frente fria leve amanhã, que deve provocar chuva fraca na região metropolitana

DE SÃO PAULO

A qualidade do ar ficou ruim ou moderada ontem em 23 das 26 estações meteorológicas da Cetesb (companhia ambiental de São Paulo) que verificam a qualidade do ar na Grande São Paulo.

O motivo, segundo especialistas, é a combinação de ar seco e falta de chuva, situação que dificulta a dispersão dos poluentes.

Apenas três estações --Itaquera, na zona leste, parque Dom Pedro 2º, no centro, e Nossa Senhora do Ó, na zona norte-- apresentaram na manhã de ontem índices considerados bons, segundo os padrões da Cetesb.

Na marginal Tietê e em Pinheiros (zona oeste), a qualidade do ar era ruim. No restante da cidade, o índice foi considerado moderado.

De acordo com a Cetesb, pessoas com doenças respiratórias podem apresentar sintomas como tosse seca e cansaço quando a qualidade do ar fica nesse patamar.

Embora a previsão apontasse a chance de ocorrer a tarde mais seca dos últimos dias, o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) registrou umidade mínima de 38% ontem.

O percentual é superior ao dos dois dias anteriores, que foram de 34% e 36%, respectivamente.

A última vez que o índice de umidade relativa do ar ficou abaixo dos 30% foi em fevereiro deste ano, quando a média na cidade ficou em 19,3%.

Segundo o meteorologista Marcelo Schneider, do Inmet, o tempo mais seco é normal nesta época do ano. Ele aponta que as chuvas, nessa época, costumam ser resultado de frentes frias e brisas marítimas que podem atingir a região.

FRENTE FRIA

Para amanhã, é esperada uma fraca frente fria, que deve provocar chuvas fracas na região metropolitana.

As temperaturas também devem cair na sexta-feira e até sábado ainda podem ocorrer chuviscos no leste do Estado.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página