Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Foco

Painéis fotográficos em fachadas mudam cidade do interior da BA

Morrinhos, na zona rural de Feira de Santana (a 116 km de Salvador), é uma típica vila do semiárido. Tem praça, escola, meia dúzia de ruas, 90 casas e cerca de 400 moradores. É um lugar onde ainda se dorme de porta aberta.

Esse foi o cenário escolhido pela artista baiana Maristela Ribeiro, 53, para levar seu trabalho --dez grandes painéis fotográficos "impressos" nas próprias casas.

As imagens retratam elementos da vida do sertão, como estradas, cercas, lavouras, boiadas e outras cenas típicas do cotidiano local.

O lavrador Renivaldo Anunciação, que não tem terra própria nem emprego fixo, viu surgir em sua parede o retrato de um rebanho.

"São as minhas cabrinhas. E o melhor de tudo é que elas não fogem", diz o agricultor, antes de uma gargalhada.

Renivaldo diz que os painéis fotográficos se tornaram atração turística no vilarejo. "Agora muita gente vem de fora só para ver nossas casas. Animou a nossa vida sossegada aqui na roça", conta.

As imagens também forjaram novo senso de identidade entre os moradores. Durante um ano, eles participaram de oficinas com a própria artista, que viajou à comunidade semanalmente.

"Neste período de convivência em Morrinhos, percebi que a população não tinha fotos da região nem deles próprios. Busquei dar visibilidade a cenas que eram invisíveis aos olhos das pessoas", explica Maristela.

O resultado foi comemorado. "Isso ficou uma lindeza", diz a moradora Alcina Santos.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página