Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Cidade é a 9ª do país em mortes de adolescentes

DE SÃO PAULO

Com 263,5 mil habitantes, Foz do Iguaçu (PR) é a 9ª cidade que mais mata adolescentes no país, segundo relatório "Homicídios na Adolescência", feito em 2012 pela ONU e pelo Observatório de Favelas.

Comparando municípios brasileiros com mais de 200 mil habitantes, o estudo calcula que, a cada grupo de mil adolescentes entre 12 e 18 anos, 7,83 seriam mortos em Foz do Iguaçu antes de chegarem aos 19.

O índice, que estima o risco de um adolescente morrer assassinado no município, é o mais alto entre as cidades do sul (de PR, SC e RS) e equivale a 2,5 vezes a média nacional (2,98).

A baiana Itabuna (a 420 km de Salvador) lidera o ranking, com uma expectativa de 9,84 assassinatos a cada mil adolescentes.

Para o professor Pedro Bodê, do Centro de Estudos em Segurança Pública e Direitos Humanos da UFPR, a violência em Foz do Iguaçu é explicada em parte por sua localização, na tríplice fronteira (entre Brasil, Paraguai e Argentina).

"É uma região influenciada pelo crime organizado e marcada por atividades ilegais, como contrabando, tráfico de drogas e armas. Além disso, é vizinha ao Paraguai, país com problemas ainda mais graves de controle de criminalidade do que o nosso", diz.

A 637 km de Curitiba, Foz do Iguaçu é um dos principais destinos turísticos nacionais, recebendo cerca de 1 milhão de visitantes por ano, segundo o Ministério do Turismo.

O município abriga o Parque Nacional do Iguaçu, famoso por suas cataratas e considerado pela Unesco Patrimônio Natural da Humanidade.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página