Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Em dez anos, orla santista é a mais suja do Estado

Entre 2004 e 2013, praias ficaram impróprias ao menos 25% do ano

No ano passado, houve queda na qualidade da água tanto na Baixada Santista quanto nas áreas do litoral norte

EDUARDO GERAQUE DE SÃO PAULO

Na última década, as praias de Santos foram as que ficaram mais tempo poluídas entre todas do litoral paulista, segundo dados da Cetesb, agência ambiental do Estado.

Nas classificações anuais entre 2004 e 2013, as praias da cidade foram apontadas como "péssimas" ou "ruins".

Isso significa que o mar esteve, no mínimo, 25% dos dias do ano impróprias para banho. Nas praias classificadas como "péssimas", as bandeiras vermelhas apareceram em mais da metade dos dias monitorados no ano.

Nem mesmo as vizinhas Guarujá, Praia Grande e São Vicente, que há tempos convivem com esgoto no mar, tiveram desempenho tão ruim ao longo da década quanto o da orla santista.

Segundo relatório do governo de São Paulo divulgado nesta semana, da sete praias avaliadas pela Cetesb em Santos, cinco receberam bandeira vermelha em 2013.

As outras duas [veja quadro nesta página] ganharam a classificação "ruim".

A situação indica que ter tratamento de esgoto de quase 100%, como é o caso da cidade, não é o único caminho para ter praias limpas --apesar de ser um começo.

O grande problema é a chamada poluição difusa -- quando chove, por exemplo, fezes de cachorro que ficam nas calçadas são carregados para os canais que cortam a cidade rumo ao mar.

Como os testes da Cetesb identificam a quantidade de coliformes fecais existentes na água, o resultado são as bandeiras vermelhas.

BAIXADA

Em 2013, a qualidade das praias ficou ruim também em outras cidades da Baixada Santista e do litoral norte.

Em Guarujá, praticamente todas as praias receberam a classificação "regular", o que significa que elas passaram até 25% do ano impróprias para um banho de mar.

Assim como Santos, Praia Grande teve todas as praias avaliadas como "ruins" ou "péssimas" no ano passado. Nos últimos dez anos, porém, a cidade teve praias classificadas como "regulares".


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página