Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Após 32 dias, chuva volta com granizo

Morumbi e Aclimação ficaram cobertos de gelo; cidade teve 9 pontos de alagamento e aeroportos foram fechados

Fenômeno foi causado por frente fria oceânica que gerou nuvens carregadas, afirma meteorologista

DE SÃO PAULO

Após 32 dias sem chuvas significativas, um forte temporal atingiu São Paulo na tarde de domingo (18), com registro de granizo em bairros como Butantã, Morumbi e Aclimação. Algumas ruas ficaram cobertas pelo gelo.

O CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), da prefeitura, colocou toda a capital em estado de atenção das 16h30 às 17h35. Houve nove pontos de alagamento.

Outros bairros atingidos por granizo foram Mooca, Vila Mariana, Bela Vista, Consolação e Vila Andrade.

Moradora da Aclimação desde que nasceu, a coordenadora de RH Samantha Sequetin, 28, nunca havia visto o bairro daquele jeito. Após a chuva, ela foi até as imediações do parque da Aclimação, fez uma "selfie" com o namorado e afundou os pés no granizo até o tornozelo.

"As crianças estavam fazendo montinhos com as mãos e atirando. Ficou lotado", afirmou.

Segundo o meteorologista Thomaz Garcia, do CGE, o granizo foi provocado por uma frente fria que passava pelo oceano combinada ao ar mais frio na camada média atmosférica --com cerca de 5 km de altura. Isso contribuiu para a formação de nuvens carregadas, que desenvolveram as pedras de gelo.

O aeroporto de Congonhas foi fechado para pousos e decolagens por cerca de 20 minutos. Dois aviões chegaram a arremeter --um deles para Viracopos. Em Cumbica, os pousos cessaram por meia hora. Duas aeronaves foram deslocadas para outros aeroportos.

Alagada, a rodovia Régis Bittencourt teve a pista no sentido São Paulo fechada por 15 minutos no km 272, na altura de Taboão da Serra. A Raposo Tavares teve uma queda de barreira no km 30, na região de Cotia.

Com nível de 26,4% no domingo, o sistema Cantareira foi atingido pela chuva, mas o novo percentual --que definirá se houve mudança-- será divulgado hoje.

Nos primeiros 18 dias de maio, o reservatório re- cebeu apenas 0,7 milímetros de chuva. O acumulado é muito inferior a média histórica do mês, que é de 84 milímetros.

Assista a vídeos em
folha.com/no1456345


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página