Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Francisco Cafalli (1929 - 2014)

Ortopedista renomado, viajou pelo mundo

FABRÍCIO LOBEL DE SÃO PAULO

Na década de 80, Cafalli já era um ortopedista renomado, já havia ministrado palestras por todo o mundo. Mas um certo congresso em Roma, em que foi aplaudido de pé depois de uma apresentação em italiano, foi especial.

Nascido no interior da Toscana, a cerca de 300 km do hotel em que discursou, Cafalli fez a vida no Brasil. Seus pais chegaram a São Paulo, no período entre guerras e abriram um frigorífico e uma fábrica de botões no centro da cidade.

Cafalli formou-se em medicina pela USP e fundou a Sociedade Brasileira de Artroscopia, responsável pela chegada ao Brasil do primeiro artroscópio. O aparelho, com o qual se faz cirurgias minimamente invasivas, é responsável por uma verdadeira revolução na medicina.

Trabalhou em diversos hospitais de referência. Foi ainda durante anos membro de uma banca examinadora na Unicamp, onde era responsável por aprovar jovens médicos da universidade. Por ser extremamente rigoroso, segundo a família, causou medo em muitos estudantes.

Em suas viagens para estudos e congressos, gostava de aproveitar para fazer suas pequenas aventuras: rafting na Nova Zelândia, voo de parafly na Austrália (uma espécie de paraquedas suspenso com a força do vento enquanto se é puxado por uma lancha) e banhos de ofurô na cidade imperial no Japão.

Palmeirense, teve a bandeira do clube sobre seu caixão. Morreu no dia 7 de maio, em São Paulo, vítima de insuficiência renal e respiratória, aos 84 anos. Deixa a viúva, dois filhos do primeiro casamento e três netos.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página