Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Sabesp e grupo de crise divergem sobre nível de água do Cantareira

Número divulgado pela estatal mostra mais reserva no sistema, após uso do volume morto

Site da empresa, que ficou fora do ar por quatro dias, voltou ontem à noite; blog deixou de funcionar

MAURÍCIO TUFFANI COLABORAÇÃO PARA A FOLHA EDUARDO GERAQUE DE SÃO PAULO

A Sabesp e o grupo de crise formado para acompanhar o dia a dia da seca no Cantareira divulgaram dados diferentes sobre o nível das represas nesta segunda-feira (19).

A água é a mesma, mas os dois grupos estão calculando o percentual de volume armazenado de forma diferente.

Enquanto o sistema Cantareira, para a Sabesp, está com 26,3% de sua capacidade, para o grupo de crise o nível dos reservatórios está em 22,2%.

A Sabesp nega que os boletins divulgados pela ANA (Agência Nacional de Águas) desde sábado tenham sido discutidos pelo grupo de crise, do qual faz parte.

O órgão é formado, além da agência federal, por membros do governo do Estado de São Paulo, dos comitês de bacia e da Sabesp.

A explicação para a diferença de valores pode estar no volume morto, a água armazenada no fundo das represas, abaixo dos pontos de captação.

A Sabesp usa como total o volume de água original do sistema Cantareira, sem contar a reserva do volume morto. O nível atual de água, de 257,93 bilhões de litros, representa 26,3% desse total.

O grupo de crise utiliza como total o volume de água original do Cantareira somado à reserva do volume morto. Com esse universo, o mesmo nível atual de água, de 257,93 bilhões de litros, representa 22,2%.

A discrepância de metodologia ocorre deste sexta-feira (16), quando começou o uso das águas do volume morto. A obra para uso dessa reserva custou R$ 80 milhões.

Há quatro dias também a página eletrônica da Sabesp com a situação dos mananciais saiu do ar. O site voltou nesta segunda (19) à noite, só com informações do dia.

Também deixou de funcionar no final da manhã desta segunda (19) o blog "Diário do Sistema Cantareira", que tinha outras informações sobre o complexo que abastece cerca de 9 milhões de pessoas na Grande São Paulo.

A Sabesp informou que o blog está em manutenção, sem prazo para voltar, e que o site teve problemas técnicos.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página