Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Professores e servidores da USP decretam greve

Paralisação por tempo indeterminado foi marcada para a próxima terça (27)

Unicamp e Unesp fazem assembleias nesta quinta-feira (22); movimento é por 9,78% de reajuste salarial

ARETHA YARAK DE SÃO PAULO

Professores e funcionários da USP iniciam greve por tempo indeterminado na próxima terça (27) contra a proposta da reitoria de congelar a discussão sobre reajuste de salários ao menos até setembro.

A decisão foi tomada nesta quarta (21), após votação em assembleias.

Um grupo de 600 estudantes, segundo o DCE (Diretório Central dos Estudantes), decidiu entrar em greve em apoio. A decisão ainda será apresentada em assembleias em cada uma das faculdades.

Nesta quinta (22), professores e funcionários de Unesp e Unicamp, as outras duas universidades estaduais paulistas, também votam o indicativo de greve.

As duas categorias pedem 9,78% de aumento --inflação (6,78%) mais recomposição de perdas históricas.

Tradicionalmente, a reposição salarial ocorre em maio --em 2013, foi de 5,39%.

De manhã, em reunião com representantes dos servidores, o Cruesp (Conselho de Reitores das Universidades Estaduais Paulistas) decidiu protelar as discussões sobre reajuste para setembro ou outubro. O órgão diz que o gasto com a folha de pagamento está acima do adequado.

É a primeira vez em dez anos que os professores da USP param por salário. Em 2004, a reitoria não concedeu reajuste aos docentes, que ficaram 65 dias paralisados.

Houve outras duas paralisações, mas não por questões salariais: em 2007, contra decreto do então governador José Serra que, alegavam, tirava autonomia das universidades; e, em 2009, contra a presença da PM dentro do campus da Cidade Universitária.

A Adusp (Associação dos Docentes da USP) acredita que a maioria dos professores vai aderir ao movimento --historicamente, as greves na universidade começam com baixa adesão, mas acabam ganhando força.

"A maioria esmagadora dos docentes votou pela greve", diz Francisco Miraglia, secretário do órgão. "A greve é um processo que se estabelece. Pela unidade até agora, acreditamos que essa será uma das greves mais fortes."

SERVIÇOS DE SAÚDE

Segundo o Sintusp (Sindicado dos Trabalhadores da USP), os serviços de atendimento médico ao público, como o Hospital Universitário, devem aderir aos poucos.

"O Hospital Universitário fará reuniões por turnos com os funcionários, mas o indicativo é de greve", diz Magno de Carvalho, diretor da entidade.

Segundo ele, a paralisação não afetará serviços de emergência e urgência. O cancelamento de consultas e de cirurgias eletivas deve ser feito de maneira progressiva.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página