Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

O texto abaixo contém um Erramos, clique aqui para conferir a correção na versão eletrônica da Folha de S.Paulo.

Após falha na emissão, passaportes atrasam

Entrega demora o dobro do habitual

GUSTAVO FIORATTI COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A Polícia Federal não cumpriu o prazo de seis dias úteis prometido a quem solicitou o passaporte entre 21 e 29 de maio. Sem saber do atraso, centenas de pessoas que foram retirar o documento nos postos da PF nesta semana voltaram de mãos vazias.

A demora, no entanto, estava programada. Conforme antecipou a Folha, um problema no sistema de impressão da Casa da Moeda, detectado no último dia 22, comprometeu a confecção de milhares de passaportes.

"Moro no Jaraguá [zona norte de São Paulo] e não precisava ter feito uma viagem de quase três horas até a Lapa [zona oeste] se tivessem me passado a informação correta", reclama o contador Paulo Henrique Mello, 43.

Ele terá que voltar à PF em dez dias, mesmo com chance de haver novo atraso. "Pediram para que eu acompanhasse o andamento do processo no site da polícia", disse.

DESCONHECIMENTO

Segundo a assessoria de imprensa, "a própria PF não tinha conhecimento do ocorrido e, portanto, previa que o prazo de entrega seria o usual, de seis dias úteis".

A sede do órgão em São Paulo diz que foi informada sobre o problema no dia 28. "Não sabemos a que horas a Casa da Moeda comunicou a PF em Brasília, no dia 27/5."

À Folha, a assessoria de imprensa da Casa da Moeda disse que informou o departamento responsável "na tarde do dia 22 de maio". Disse ainda estar "trabalhando em três turnos, 24 horas por dia, incluindo fins de semana, para regularizar a situação".

EMERGÊNCIA

Desde o último dia 30, a polícia diz que seus funcionários passaram a informar uma previsão de 15 dias úteis para a entrega do documento.

Ontem (6/6), porém, a Folha presenciou que aqueles que entregavam a documentação para o passaporte recebiam previsão de entrega apenas para o próximo dia 1º, no posto da PF em São Paulo.

Segundo a Polícia Federal, quem tem viagem marcada e ainda está sem o documento pode requerer o passaporte de emergência, seguindo as instruções disponíveis no site: www.dpf.gov.br.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página