Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

O texto abaixo contém um Erramos, clique aqui para conferir a correção na versão eletrônica da Folha de S.Paulo.

Reinaldo Campos Andraus (1945-2014)

Professor exigente, pai ciumento

ANDRESSA TAFFAREL DE SÃO PAULO

Quando se tratava de trabalho ou da educação dos filhos, Reinaldo Campos Andraus tornava-se um homem sério, um tanto austero até.

Na Universidade Federal de Uberlândia, em Minas, onde trabalhou por 38 anos, era conhecido por ser um professor polêmico. Extremamente sincero e ferrenho defensor da instituição, dizia que a UFU era seu partido político.

Entre outras coisas, fez parte da reitoria da universidade, ajudou na criação do campus Santa Mônica e de várias graduações, além de dirigir a Faculdade de Gestão e Negócios por uma década, até se aposentar, em 2011.

Em casa, estava sempre de olho na criação dos filhos. Ciumento, não deixava futuro genro pegar na mão da namorada com ele por perto. Tratava-o bem, mas exigia respeito. Chamar de "sogrão", então, nem pensar.

Apesar de tanta seriedade, adorava dar aulas para jovens, que, por serem de outra geração, tinham visões diferentes das suas. "Se não estivesse aqui na sala de aula, ainda estaria chamando pasta de dente de dentifrício", brincou certa vez.

Desde 1975, era casado com Maria Tereza, a mulher que o "colocou na linha". Cruzavam-se todos os dias pelas ruas de Uberlândia e, antes mesmo de se conhecerem, ela sonhava em se casar com ele.

Durante a aposentadoria, criou o hábito de tomar café no shopping com um amigo todos os dias, às 10h e às 16h.

Havia cerca de dez anos lutava contra um câncer de intestino. Morreu na quarta (11), aos 69. Deixa a viúva, os filhos, Andréa, Marcus e Taís, e as netas, Mariana e Rafaela.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página