Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Foco

Às vésperas do inverno, temperatura chega a -7,7°C no Sul

FABRÍCIO LOBEL DE SÃO PAULO

Às vésperas do início do inverno, a serra catarinense amanheceu nesta quinta (19) com seus gramados congelados depois de uma madrugada em que os termômetros marcaram -7,7°C, segundo dados do Ciram, ligado ao governo de Santa Catarina.

A temperatura, registrada em Urupema, foi a menor do ano no Estado, disse o órgão. O Inmet, instituto do governo federal, informou não ter um levantamento sobre o menor registro de 2014 no país.

Na cidade de São Paulo, a mínima foi de 13,6°C, às 9h, de acordo com o Inmet. A máximo ficou em 16,8°C.

Apesar desse frio intenso, a estação que começa neste sábado (21) não será mais rigorosa do que o normal, dizem meteorologistas ouvidos pela Folha. Eles afirmam que este inverno não deve ser marcado por temperaturas extremas ou longas ondas de frio.

O fenômeno El Niño sobre o Pacífico deve fazer os ventos quentes impedirem a chegada de frentes frias do sul do continente ao interior do Brasil. Com isso, as temperaturas deverão ser mais amenas e levemente acima da média, a depender da força do El Niño.

Em relação às chuvas, a estação não fugirá à regra. Ou seja, será uma época de seca.

Má notícia para os moradores da Grande São Paulo, que já enfrentam problemas com a estiagem que fez os mananciais atingirem os níveis mais baixos da história.

Segundo o meteorologista Celso Oliveira, da Somar, não há evidências de que choverá acima do esperado para a estação. "Mesmo que chovesse acima da média neste inverno, dificilmente isso teria impacto efetivo sobre os reservatórios de água", explica.

Isso ocorre porque, com a intensa estiagem, o solo dos mananciais ficou exposto e seco. E para que possa voltar a armazenar água para captação, é preciso bem mais água do que normalmente.

A previsão do tempo para os próximos dias é de aumento de frio nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, devido à presença de uma forte massa de ar polar.

Na capital paulista, esta sexta (20) deve ter mínima de 10°C e máxima de 18°C, segundo o Inmet.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página